Controle do peso
Não sei se você sabe, mas ronco e obesidade têm uma relação bastante próxima. Vários estudos comprovam que tanto o sobrepeso influencia no sono quanto o sono influencia no sobrepeso – dormir mal pode fazer os números da balança aumentarem.
Como as pessoas obesas apresentam alterações em seu corpo, isso também reflete em partes essenciais para a respiração. Ou seja, em pacientes obesos, o excesso de gordura corporal fica acumulado nos órgãos, como os músculos da língua e da parede da traqueia. Dessa forma, o canal da garganta fica menor e dificulta a respiração, principalmente durante o sono. Esses fatores acabam favorecendo a incidência tanto do ronco quanto da Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono.
Quer saber como funciona?
O controle do peso pode ser um fator crucial no tratamento do ronco e apneia do sono. Por isso, se você está com sobrepeso ou é obeso, busque reequilibrar a sua alimentação, procurando a ajuda de um nutricionista, e faça exercícios. Comece devagar e, aos poucos, vá aumentando a frequência. Opte por sempre ter o acompanhamento e a orientação de profissionais especializados. Sim, esse é um passo fundamental rumo a restauração de seu sono e de sua saúde. Vamos começar a mudar esse cenário?