Terapia Miofuncional
A terapia miofuncional orofacial tem como objetivo a adequação das funções orais: respiração, sucção, mastigação, deglutição, fala e hábitos deletérios (ex: sucção de dedo, chupeta, roer unhas etc.). Normalmente, é feita por um fonoaudiólogo e pode ser realizada em paciente de diferentes faixas etárias. Entre as disfunções tratadas estão: alterações no padrão respiratório, deglutição atípica, problemas de fala e malformação craniofacial.
Já a Ortodontia Miofuncional se dedica à reabilitação de disfunções orofaciais que são responsáveis por 83% das doenças de bebês, crianças e adolescentes, como respiração bucal, deglutição atípica, bruxismo, alterações funcionais na articulação temporomandibular (ATM), ronco e apneia.
Tanto um como outro são bastante eficientes no tratamento do ronco e apneia do sono, pois trabalham com o fortalecimento da musculatura da região facial e respiratória. Seja por meio de exercícios, ou uso de aparelhos, a terapia miofacial atua no restabelecimento das condições essenciais, para que se recupere um sono de qualidade e restaurador.
Quer saber como funcionam?
Por meio da fonoaudiologia serão aplicadas técnicas terapêuticas específicas para cada caso, envolvendo exercícios musculares, trabalho com as funções orais alteradas e conscientização do paciente e familiares.
No caso da ortodontia miofascial, em primeiro lugar, o profissional tem de detectar as disfunções dos órgãos da face, maior causa de doenças orais e respiratórias. Depois, fazendo uso de técnicas e aparelhos específicos, ele focará na restauração das funções musculares e restabelecimento da mobilidade orofacial. Além disso, cuidará de reposicionar a musculatura da cavidade oral e língua, a fim de estabilizá-las.